top of page
  • Foto do escritorMatheus Adriano Paulo

O QUE É VENDA CASADA?




A venda casada é uma prática que consiste na condição imposta pelo fornecedor, para a aquisição de um bem ou serviço, de que o consumidor adquira obrigatoriamente outro bem ou serviço, vinculando assim duas ou mais operações comerciais. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), esta prática é proibida e considerada abusiva.


O CDC, em seu artigo 39, determina que é vedada a exigência de pagamento de quantia indevida ou a obrigatoriedade de compra de produto ou serviço como condição para a contratação de outro. Desta forma, a venda casada afeta diretamente a livre escolha do consumidor, uma vez que ele é obrigado a adquirir um bem ou serviço que não necessariamente deseja ou precisa.


A venda casada é considerada prejudicial, pois aumenta o preço final do bem ou serviço que o consumidor adquire, prejudicando assim seu poder aquisitivo. Além disso, a prática de venda casada restringe a competição entre fornecedores, uma vez que limita a escolha dos consumidores.


Tal prática é proibida pelo CDC, mas é importante destacar que ela ainda é comum em diversos setores, como, por exemplo, no setor de telefonia móvel, no qual é comum a oferta de aparelhos celulares com contratação obrigatória de planos de dados.


Cabe destacar que a venda casada não se aplica apenas a bens tangíveis, como produtos, mas também a serviços, como é o caso da contratação de planos de internet com a obrigatoriedade de contratação de televisão a cabo.


O consumidor que sofre com a prática de venda casada pode buscar seus direitos através da Justiça, apresentando uma ação de reparação de danos. Além disso, o Ministério Público pode também tomar medidas contra as empresas que praticam esta prática, por meio da aplicação de multas.


A punição para as empresas que praticam venda casada inclui multas e sanções administrativas, como a obrigação de fornecer informações claras aos consumidores sobre os produtos e serviços oferecidos, e a proibição de condicionar a venda de um produto ou serviço à compra de outro.


Portanto, é importante ficar atento no momento de adquirir o produto para verificar se existe a ocorrência da venda casada e contatar a empresa, e caso necessário contatar um advogado para lidar com o caso.


Site: www.advnapratica.com / www.matheuspaulo.com.br

Siga no Youtube: https://www.youtube.com/@matheusadrianopaulo

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/matheusadrianopaulo/


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O celular é um item valioso e que possui diversas informações importantes e particulares, que faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. Infelizmente, o roubo/furto de celulares é uma realidade e

Antes de procurar um advogado, há algumas coisas que você pode fazer para se preparar e tornar o processo mais eficiente e eficaz. Aqui estão algumas dicas do que você pode fazer. Primeiro, identifica

Os contratos de locação são instrumentos legais que estabelecem as obrigações e responsabilidades de ambas as partes envolvidas, o proprietário e o inquilino, sendo estes chamados de locador e locatár

bottom of page